Alimentação para proteger os ossos

Por:Admin

29/01/2013 12:35:43 Alimentação 0 Comentários

A falta de exercícios físicos e de uma alimentação equilibrada podem atrapalhar a saúde dos nossos ossos. Todos os dias, andamos para lá e para cá e eles são extremamente necessários para a nossa rotina. Cada um tem a sua função especial e, principalmente os ossos que nos ajudam na sustentação do corpo diretamente, precisam de cuidados.

Para prevenir doenças como a Osteopenia e a Osteoporose, a alimentação é fundamental - ela ajuda a boa formação óssea. O cálcio é sinônimo de ossos fortes e é encontrado em diversos alimentos presentes na alimentação diária: leite - principalmente, e em laticínios como queijos e iogurtes. O cálcio trabalha na mineralização do osso, ou seja: para que ele se forme e se mantenha forte e sadio.

Apesar de sua importância, o cálcio não é garantia de que o desgaste dos ossos não irá acontecer. Por isso, outro fator essencial é a vitamina D, que além de estar em alguns alimentos, é estimulada principalmente pela exposição do corpo ao sol. Essa vitamina ajuda na absorção do cálcio pelo intestino e, com a exposição solar de 15 a 20 minutos por dia, todo este processo funciona mais corretamente.

Uma outra dica são os exercícios físicos que tenham impacto como a musculação, por exemplo. Se você preferir, a caminhada, corrida e até aula de dança também ajudam no fortalecimento - o corpo se adapta às necessidades de acordo com as atividades.

Cuide dos seus ossos e tenha uma vida mais forte!


Enviar comentário


Comentário