A importância das fibras na alimentação

Por:Admin

13/11/2012 13:11:40 Alimentação 0 Comentários

De todos os alimentos ingeridos pelo Homem, sete nutrientes são retirados: água, fibras, carboidratos, lipídios, minerais, proteínas e vitaminas. Destes sete, cada um tem a sua importância e são essenciais. Hoje, separamos um espaço para falar sobre as fibras.

  As fibras são compostas por um grupo de substâncias como celulose, gomas, hemicelulose, lignina, mucilagens e pectinas. Estes compostos não são digeridos nem absorvidos pelo nosso organismo, mas têm um papel bastante importante no seu funcionamento. 

  Uma alimentação rica em fibras tem vários benefícios. Veja só:

  - Mantém ou recupera o equilíbrio da flora intestinal;
- Estimula a motilidade do intestino;
- Promove o esvaziamento da vesícula biliar, contribuindo para melhores digestões e prevenindo a formação de cálculos na vesícula;
- Aumenta a capacidade de eliminação do colesterol e de gorduras, diminuindo os seus níveis de circulação no sangue;  

Além disso, alimentos ricos em fibras dão maior sensação de saciedade, o que ajuda a controlar a ingestão de outros alimentos em um espaço curto de tempo e diminui o consumo de calorias. 

  Já a falta de fibras no nosso organismo pode causar algumas desordens ou doenças, como:

  - Apendicite;
- Aumento do nível de colesterol e gordura no sangue;
- Cancro do intestino grosso;
- Formação de cálculos biliares;
- Prisão de ventre;

  As fibras estão presentes em alimentos de origem vegetal, particularmente os cereais e seus produtos derivados - farinhas, massas e produtos de panificação; frutos; hortaliças; legumes e leguminosas. 10g por dia e em todas as refeições são o suficiente para que o nosso organismo sinta-se satisfeito.  

Enviar comentário


Comentário